

1- Monte uma horta compacta para culinária
Essa dica é perfeita para quem adora cozinhar em casa ou preparar drinks especiais. No apartamento de Elizabeth Tulipana, em Chicago, ela criou uma horta caseira usando vasos, cultivando mais de uma dúzia de ervas favoritas sem ocupar muito espaço da varanda. Assim, o happy hour fica ainda mais especial, com raminhos frescos de hortelã ou alecrim colhidos na hora.

2- Varie nas plantas e nos vasos
A artista Danielle Lindsey trouxe mais cor e textura à varanda da frente de seu apartamento em Nova Orleans montando uma coleção cuidadosamente escolhida de plantas. Ela selecionou espécies que, além de ornamentais, são resistentes ao calor intenso e à umidade típica da região, garantindo que a entrada do apartamento esteja sempre bonita e acolhedora.

3- Liberte o seu lado maximalista
Às vezes, exagerar é o segredo do charme. Quer um exemplo? Basta olhar para o terraço coberto e ensolarado da casa cheia de personalidade de Mila Moraga-Holz, em Los Angeles. O espaço reúne cadeiras suspensas, um tapete marcante e muitas plantas que alegram o ambiente — um verdadeiro paraíso para quem adora um visual exuberante e cheio de vida.

4- Crie sombra no seu espaço
Este terraço encantador em Barcelona fica agradável em qualquer hora do dia graças a um toldo sanfonado, que proporciona sombra e permite adicionar mais variedade de plantas à varanda. Assim, mesmo que o espaço receba muito sol, você não fica restrito apenas às espécies que precisam de luz direta o tempo todo, podendo diversificar ainda mais seu jardim.

5- Aposte em texturas
Texturas diferentes deixam o espaço mais aconchegante e cheio de profundidade, como acontece na varanda da artista Evelin Toledano, que vive em uma casa contemporânea e colorida. O ambiente externo também serviu de inspiração para Evelin criar. “Entre as estações, usamos a varanda quase como um segundo escritório em casa. Evelin pinta ali, e Oliver aproveita para ler e escrever ao sol da tarde”, eles compartilharam durante a visita.

6- Use as cores a seu favor
Se o espaço for limitado e não couber muitas plantas, não se preocupe. Inspire-se na varanda de Jan Hoek, em sua pequena casa na Holanda. Eles pintaram a parede com padrões vibrantes em verde e azul, o que deixou o ambiente imediatamente mais alegre, ousado e cheio de personalidade, mesmo com poucas plantas.

7- Ouse no piso
A casa contemporânea e cheia de cores de Fitore Syla tem um destaque especial para tons de amarelo — inclusive na varanda. Os lindos azulejos amarelos dão vida ao ambiente, tornando-o vibrante e convidativo. Não é à toa que Fitore e sua família adoram passar tempo nesse cantinho. “É nosso lugar favorito para as noites de verão e dias de inverno, às vezes até para meditar, com uma vista do céu que faz a varanda parecer uma extensão da sala”, ela contou durante a visita.

8- Invista em plantas artificiais para dar cor
Quem mora na cidade e não tem acesso fácil a plantas naturais não precisa se preocupar — opções artificiais também trazem cor e vida ao ambiente, e com muito menos manutenção. Lucy Goldberg, por exemplo, instalou um painel de folhagem artificial na varanda do seu apartamento de 27 m²,

9- Reserve espaço para atividades
A varanda pode ser um ótimo refúgio para relaxar e curtir momentos especiais — como assistir a filmes. Georgia Pearson transformou a varanda tranquila do seu estúdio em um segundo ambiente de estar. Agora, além de aproveitar o clima aconchegante e acolhedor, ela também pode assistir a filmes utilizando um projetor, tornando a experiência ainda mais especial.

10- Transforme a varanda em um refúgio gastronômico
Apesar de o apartamento interno de Jessica Freedman e Vincenzo Di Pantaleo ter apenas 34 m², a varanda é espaçosa o suficiente para acomodar uma mesa de jantar e cadeiras. Como os dois adoram cozinhar, esse se tornou o lugar perfeito para receber amigos e desfrutar de refeições com uma vista panorâmica de Barcelona, tornando momentos à mesa ainda mais especiais.

11- Leve o estilo do interior para a varanda
A varanda é uma extensão natural da casa, integrando o ambiente interno e externo. Por isso, vale a pena investir em uma decoração que siga o mesmo estilo do interior para criar harmonia e continuidade. Elizabeth Olwen fez exatamente isso em seu apartamento em Lisboa: a área externa tem as mesmas cores vibrantes do interior, resultando em um espaço alegre e acolhedor. “Tenho várias plantas que dão vida ao ambiente — e todas recebem bastante luz, já que estou no último andar de um prédio de cinco andares”, contou Elizabeth durante a visita.

Bruno Gaspar é um entusiasta apaixonado pela jardinagem urbana, dedicado a ajudar pessoas a cultivarem seu próprio jardim dentro de casa. Com dicas práticas e criativas, ele ensina como transformar qualquer espaço, por menor que seja, em um ambiente verde e cheio de vida. Seja para quem deseja cultivar ervas aromáticas, flores ou até pequenas hortas, Bruno compartilha as técnicas para cuidar das plantas de maneira eficiente e sustentável, tornando a melhor jardinagem acessível a todos.