Este guia para iniciantes exige poucos materiais e quase nenhum conhecimento prévio.
Talvez cuidar de plantas seja algo que você queria fazer há anos, mas nunca encontrou tempo. Ou talvez você já tenha ouvido falar dos vários benefícios das plantas para dentro de casa, como a purificação do ar, o aumento da concentração e a melhora do humor. Quem sabe você só queira trazer para dentro um pouco do clima da primavera enquanto está em casa. Seja qual for o motivo, essas sugestões de três especialistas locais vão ajudar você a dar os primeiros passos na jardinagem urbana.
Sabe o que é muito mais confiável do que esperar até de madrugada por uma vaga de entrega do supermercado? Cultivar seus próprios legumes, frutas e ervas em casa. De acordo com Helen Glotzer, gerente geral da Allandale Farm em Brookline — que atualmente oferece pedidos online e retirada de plantas e materiais —, isso é possível mesmo que você só tenha um pequeno quintal, uma varanda ou até mesmo um espaço como uma escada de incêndio para colocar vasos. “Estamos vendo uma procura enorme por sementes e mudas de legumes e ervas”, comenta ela, lembrando que, além de garantir alimentos frescos, essa prática também é funcional e decorativa. Glotzer destaca, por exemplo, “a beleza dos brotos de ervilha se enrolando e as folhas e flores incríveis da batata” como exemplos de plantas que, além de úteis, também enfeitam o ambiente.
Comece um Jardim Vertical
Pouco espaço disponível? Usar vasos empilhados ou fixados na parede é uma solução prática. “Esses sistemas ocupam pouco espaço e podem fornecer tudo que você precisa para uma salada deliciosa”, afirma Jillian Landry, da Beach Plum Floral Design, empresa de Marshfield que, recentemente, passou a entregar kits de buquês em casa. O jardim vertical ainda garante um toque de vida ao ambiente, seja dentro de casa ou na varanda. Para quem gosta de projetos maiores, é possível investir em um sistema moderno de irrigação, mas vasos pendurados ou suportes com bolsos, regados manualmente, são alternativas simples e eficazes. Apenas lembre-se de escolher plantas que tenham necessidades parecidas para crescer bem juntas.

Propague as Plantas que Você Já Tem
Marynn Gibbons, fundadora da Plantsandponytails — uma loja em Hanover que agora vende plantas e suprimentos para envio, retirada e entrega —, afirma que criar novas plantas “é um ótimo jeito de acalmar a mente em momentos de preocupação”. Além disso, é uma forma inteligente de aumentar sua coleção de plantas sem precisar gastar quase nada. Muitas espécies, como dinheiro-em-penca, alecrim e filodendro, podem ser multiplicadas cortando um pedaço do caule (com folhas) e colocando esse ramo na água. Assim que surgirem raízes, é só transferir a muda para um vaso com terra nova.
Comece a Pensar em Plantas Locais
“No Nordeste, muitas das nossas espécies nativas gostam de sombra e clima mais fresco — o que é ótimo para quem cultiva em ambiente urbano”, explica Glotzer, que cita exemplos como a tiaré, o coração-sangrento e o selo-de-Salomão. Agora, se você quer atrair polinizadores em um espaço externo bem ensolarado, aposte em plantas como equinácea, asclépia e hortelã-da-montanha.

Bruno Gaspar é um entusiasta apaixonado pela jardinagem urbana, dedicado a ajudar pessoas a cultivarem seu próprio jardim dentro de casa. Com dicas práticas e criativas, ele ensina como transformar qualquer espaço, por menor que seja, em um ambiente verde e cheio de vida. Seja para quem deseja cultivar ervas aromáticas, flores ou até pequenas hortas, Bruno compartilha as técnicas para cuidar das plantas de maneira eficiente e sustentável, tornando a melhor jardinagem acessível a todos.